Músculo Vivo Virtual
Um dos objetivos permanentes da Computação Gráfica é a modelagem visual do mundo físico e de seus diversos fenômenos. Com as Interfaces Multimídia Interativas é possível explorar diversas formas de visualização e interação com mundos virtuais. Com o amadurecimento destas áreas surgiu o aumento da demanda por modelos complexos baseados em física, ou seja, modelos que incorporam princípios físicos. Aplicações de interfaces multimídia interativas em Bioengenharia e Medicina facilitam o entendimento de estruturas biológicas complexas do corpo humano. O presente projeto tem por objetivo principal avançar os processos de modelagem do comportamento e interação de objetos complexos tais como estruturas biológicas do corpo humano. Especificamente, queremos investigar como o modelo de músculo desenvolvido em pesquisa anterior pode ser estendido para a aplicação de interfaces multimídia interativas onde o ser humano possa interagir em um mundo virtual com a deformação de músculos durante o movimento e investigar relações de ativação muscular baseado em parâmetros fisiológicos significativos.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Robson Rodrigues Lemos – Coordenador.